Governo do Município de

• Notícias
  • Contato
  • Memória de pacientes com Alzheimer pode melhorar com probióticos

07/12/2017 às 6:09 - Saúde

Um novo estudo realizado na Universidade Kashan, no Irã, descobriu que os probióticos, podem melhorar a memória de pacientes com Alzheimer.

Os probióticos são produtos que carregam uma determinada quantidade de micro-organismos vivos, como lactobacilos, encontrados em alguns iogurtes, leites fermentados e queijos.

Os cientistas analisaram 52 pessoas de 60 a 95 anos diagnosticadas Alzheimer, doença que deteriora os neurônios e a memória e a capacidade de raciocínio.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro bebeu 200 mililitros de leite comum todos os dias durante doze semanas.

Já a segunda turma ingeriu a mesma quantidade da bebida por 3 meses, mas a versão deles era enriquecida com os tais probióticos.

Todos foram submetidos a coletas de sangue e testes de memória e aprendizado no início e ao final da experiência.

Resultados

A turma que tomou o leite com os micro-organismos do bem se saiu melhor nas avaliações cognitivas, o que demonstra uma possível melhora no quadro da doença.

Nos testes cognitivos, os exames de sangue apontaram uma melhora em triglicérides, colesterol, marcadores inflamatórios e resistência à insulina.

A hipótese é que os lactobacilos ajudariam a regular a microbiota intestinal, o que promoveria os benefícios.

Essa foi a primeira vez que os probióticos se mostraram efetivos no combate a problemas de memória.

Mas os pesquisadores ressaltam que o experimento não é definitivo e o tratamento do Alzheimer continua sendo um desafio e tanto para médicos e cientistas.

Novos estudos mais abrangentes precisam ser realizados para comprovar os achados iniciais iranianos.

Com informações da ExameSó notícia boa